Por: Gabriella Lustosa
Em uma 1ª pesquisa de campo feita em março de 2011, os resultados foram os seguintes:
Pesquisa de Campo
Opinião pública sobre a poluição da Lagoa da Pampulha.
Na pesquisa realizada em campo no mês de março de 2011 obtivemos informações de um total de 100 pessoas. Na figura 1, têm-se bem destacado que 49% dos entrevistados têm idade compreendida entre 19 e 40 anos, enquanto uma minoria de 21% dos entrevistados estão na faixa etária compreendida entre 10 e 18 anos.
Figura 1- Faixa Etária dos Entrevistados
Figura 1- Faixa Etária dos Entrevistados
Podemos observar na figura 2 que 49% dos entrevistados moram nas proximidades da Lagoa da Pampulha e 35% em seu entorno. Apesar de a minoria dos entrevistados morarem longe da Lagoa, eles somam 16%, ficando evidente que ainda há uma quantidade significativa de pessoas que visitam o cartão postal da capital mineira.
Podemos observar na figura 2 que 49% dos entrevistados moram nas proximidades da Lagoa da Pampulha e 35% em seu entorno. Apesar de a minoria dos entrevistados morarem longe da Lagoa, eles somam 16%, ficando evidente que ainda há uma quantidade significativa de pessoas que visitam o cartão postal da capital mineira.
Figura 2 – Moradia dos Entrevistados
Figura 2 – Moradia dos Entrevistados
Os resultados da pesquisa apontam, ainda, que 37% dos entrevistados usam as áreas de lazer e 33% optam pela área de esportes, enquanto 30% dos entrevistados apenas passam pela área da lagoa. Com os resultados bem distribuídos – como mostra a figura 3 – podemos concluir que, além da área de lazer e de esportes, os entrevistados também usam a área da Lagoa como escoamento de trânsito na capital mineira.
Figura 3 – Finalidade da freqência dos entrevistados á Lagoa da Pampulha.
Figura 3 – Finalidade da freqência dos entrevistados á Lagoa da Pampulha.
Quanto à frequência dos entrevistados à Lagoa, os resultados apontam que 74% a frequentam nos finais de semana e 12% diariamente enquanto 14% a frequentam raramente. Isso está representado na figura 4.
Figura 4: Frequência dos entrevistados á lagoa da Pampulha.
Figura 4: Frequência dos entrevistados á lagoa da Pampulha.
Na figura 5, fica claro que 76% dos entrevistados, consideram o lazer esportivo o principal ponto positivo da Lagoa, enquanto 10% consideram que seja o comércio local e 8% a fauna e flora. Apesar dos outros atrativos da Lagoa, fica evidente que o lazer esportivo é o favorito dos entrevistados.
Figura 5 – Pontos na Lagoa que chamam positivamente a atanção dos entrevistados.
Figura 5 – Pontos na Lagoa que chamam positivamente a atanção dos entrevistados.
Os resultados da pesquisa mostram, ainda, que 73% dos entrevistados consideram o odor o principal ponto negativo da Lagoa, enquanto 12% consideram que seja a poluição visual e 9% a cor da água. Com estes resultados pode-se afirmar que o odor é o que mais incomoda a maior parte dos entrevistados sendo, sem dúvida, um ponto muito negativo na Lagoa da Pampulha, principalmente pelo fato de ela ser cartão postal da cidade de Belo Horizonte.
Figura 6 – Pontos na Lagoa que chamam negativamente a atanção dos entrevistados.
Figura 6 – Pontos na Lagoa que chamam negativamente a atanção dos entrevistados.
De todos os entrevistados, 84% pensam que, se mais eventos fossem realizados ao redor da Lagoa da Pampulha, haveria benefícios para a capital mineira enquanto 16% dos entrevistados acham que eventos sócio culturais no entorno da Lagoa não trariam benefícios para a capital. Isso é retradado na figura 7.
Figura 7 – Opinião dos entrevistados sobre se haveria ou não benefícios na realização de eventos ao redor da Lagoa.
Figura 7 – Opinião dos entrevistados sobre se haveria ou não benefícios na realização de eventos ao redor da Lagoa.
Para os os 84% dos entrevistados que pensam que eventos ao redor da Lagoa da Pampulha trariam benefícios para a capital mineira, foi perguntado qual seria, para eles, o principal benefício. A figura 8 mostra 59% deles consideram que o principal benefício seria a geração de renda para capital mineira, seguido de 31% que acham que seria a geração de empregos.
Figura 8 – Principais benefícios de eventos ao redor da Lagoa de acordo com os entrevistados.
Figura 8 – Principais benefícios de eventos ao redor da Lagoa de acordo com os entrevistados.
Os dados da pesquisa apontam que, de zero a cinco, 40% dos entrevistados deram nota três para o nível de segurança pública na Lagoa, enquanto 20% dos entrevistados deram nota dois e 18% nota quatro. A segurança hoje em dia é um fator preocupante para população em geral e pode-se observar na figura 9, que a maioria dos entrevistados não considera que a Lagoa da Pampulha seja um ambiente muito seguro.
Figura 9 – Nota atribuida pelos entrevistados à segurança na Lagoa da Pampulha.
Figura 9 – Nota atribuida pelos entrevistados à segurança na Lagoa da Pampulha.
Como retratado na figura 10, de todos os entrevistados, 76% consideram que os espaços oferecidos para prática de esportes atendem apenas parcialmente as necessidades do público enquanto 15% consideram que os espaços são insuficientes para os frequentadores. Apenas 9% dos entrevistados responderam que os espaços são satisfatórios e atendem a população, o que mostra que a maioria da população se beneficiaria com a melhoria desses espaços.
Figura 10 – Satisfação dos entrevistados quanto aos espaços para a prática de espostes na Lagoa da pampulha.
Figura 10 – Satisfação dos entrevistados quanto aos espaços para a prática de espostes na Lagoa da pampulha.
Fica evidente na figura 11 que a opinião dos entrevistados é bem dividida quando se trata de gastos públicos. O gráfico mostra que 52% dos entrevistados pensam que os gastos para despoluição da Lagoa da Pampulha seriam melhor aplicados se fosse direcionados à outras obras na capital mineira, enquanto 48% dos entrevistados consideram a despoluição da Lagoa a melhor aplicação desse dinheiro.
Figura 11 – Opinião dos entrevistados quanto à aplicação dos gastos públicos.
Figura 11 – Opinião dos entrevistados quanto à aplicação dos gastos públicos.
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